O Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UERN, através do
Subprojeto ‘Ler para retextualizar: interagindo com as linguagens’, do
Departamento de Letras Vernáculas – DLV, da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte – UERN, oportunizará o contato da comunidade escolar,
especialmente os discentes dos 3ºs anos do Ensino Médio regular e
EJA (Educação de Jovens e Adultos), dos turnos matutino e noturno da
escola-campo, a saber: Escola Estadual Profª “Maria Edilma de Freitas”, da
cidade de Pau dos Ferros, do Estado do Rio Grande do Norte, o acesso ao suporte
textual Blog como ferramenta didático-pedagógico, intitulado de “Diálogos &
Textos”, já que acreditamos ser fundamental à comunicação, à interação e
produção escritas por parte dos discentes locais.
Nesse sentido, o este
suporte textual: o blog como ferramenta pedagógica, possibilitará a
interlocução entre os sujeitos aprendizes da escola-campo já referenciada,
através da exploração e/ou produção dos diversos gêneros textuais -
discursivos, que serão lidos e/ou produzidos pelos alunos durante as aulas de
Língua Portuguesa da instituição in loco,
concomitantemente à execução do projeto didático-pedagógico: blog como mediador
do processo de ensino-aprendizagem.
Para tanto, as
produções serão previamente lidas/socializadas pelo professor e alunos
bolsistas, para que possamos coletivamente/interativamente selecionar,
corrigir, retextualizar, de maneira que tais textos atendam aos objetivos
propósitos, que será a modalidade culta da língua portuguesa, para que se
possamos postar os textos dos discentes, de maneira que todos tenham acesso a
esse universo textual/discursivo, através de sua leitura, do comentário, da
rextualização, bem com dos compartilhamentos de tais gêneros.
Com efeito, serão
oportunidades ímpares de aprendizagens entre a equipe pibidiana do supracitado
subprojeto com o habitat escolar,
através da exploração, socialização, postagens de textos: verbais, não verbais
e mistos, bem como, a interação entre os interlocutores virtuais, haja vista
que esse suporte textual, tem se caracterizado como uma ferramenta essencial
para que os limites físicos das salas de aula sejam rompidos com novas
possibilidades de linguagens, que novos sentidos sejam obtidos através das
interlocuções, “enunciações dos alocutários” (BAKHTIN, 1995).
Assim sendo,
desencadearão novas estratégias didático-pedagógicas voltadas à melhoria do
ensino de Língua Portuguesa através da leitura, da escrita, da produção
textual, sendo estas consubstanciadas nas teorias modernas na linguagem,
principalmente tendo na enunciação e/ou interação entre os sujeitos, o ponto de
partida desse projeto.
Portanto, este projeto
didático-pedagógico trará novas possibilidades de leitura e de escrita “não
silenciadas” (MUSSALIN, 2005), haja vista a produção e/ou circulação de textos,
serão mediante o suporte virtual o blog: Diálogos & textos, logo,
desencadearão novas retextualizações, senão também publicações de novos textos
por parte dos alunos, bem como possibilidades plurais de leitura e de escrita,
voltadas as sua efetivação e interação.
POSTADO POR: Christiane Mendes, Cristiane Lins, Francisco Elieudes e José Adalberto.
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