O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de
Letras Português está desenvolvendo junto à escola campo, projetos que
possibilitem o melhoramento do desempenho dos alunos na sala de aula através do
contato com gêneros textuais diversificados.
O projeto Jornal Escolar tenta resgatar o interesse pela leitura
do jornal impresso e a produção do mesmo, uma vez que, com a chegada dos novos
recursos tecnológicos essa prática tem se tornado menos comum, nessa
perspectiva, com o intuito de se adequar ao contexto do aluno e trabalhar
oralidade e escrita, produziremos também um jornal televisivo.
Com o apogeu das novas tecnologias, a internet, o
celular, o tablet tem se tornado cada vez menos recorrente uma prática que
nunca foi tão comum entre os jovens: ler e/ou assistir jornal. Com a chegada
desses novos recursos não é uma fácil fazer com que esse público se interesse
pela leitura de jornais, mas é inegável a influência que ele exerce na formação
de leitores habituais e cidadãos bem informados. Para a maioria das pessoas
conectar-se ao mundo pressupões conectar-se à internet, ler jornais, revistas,
boletins informativos e assistir telejornais. Por outro lado, não estar atento
a esse tipo de informação significa estar omisso ao que acontece ao nosso
redor, o que implica exclusão social, estar inapto a dialogar com as pessoas,
expressar suas opiniões, isto é, se impor enquanto cidadão na sociedade.
É preciso portanto, não encarar a evolução
tecnológica como um recurso negativo para a leitura de textos jornalísticos,
muito pelo contrário, é preciso reconhecer que o jornal acompanha essa
modernização, o que precisa ser feito é educar nesse sentido, inclusive porque
o usuário de internet tem em suas mãos o recurso mais rápido para se obter
informação em decorrência da rapidez com que um conteúdo é veiculado nesse
meio.
Postado por Clébison Lopes
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