O livro tem um
objetivo bem simples: analisar gramáticas normativas e livros teóricos sobre o
ensino de português e de gramática para detectar o que ainda precisa ser dito
aos professores de português de forma clara e direta, a fim de diminuir essa
distância. Inevitavelmente, o livro rumou para a leitura e para
a escrita pela simples razão de a língua só ter sua existência materializada
por meio de textos. Fazer os estudantes estudarem gramática sem levar em
consideração o papel que as estruturas gramaticais têm no uso da língua, que
toma a forma de textos falados e escritos, é contra intuitivo.
Coisas que todo professor de
português precisa saber traz cinco
questões teóricas essenciais para a prática pedagógica, sobre as quais todo
professor de português precisa refletir:
(1)
o que é ensinar;
(2)
o que é método de ensino;
(3)
o que é língua;
(4)
o que é saber português;
(5)
a razão pela qual se ensina português para brasileiros.
Essa
discussão sobre teorias da aprendizagem e de ensino nos leva
naturalmente a apresentar um conceito operacional muito importante para o
ensino: método. Todo
professor já ouviu falar em método de ensino. Mas será que ele sabe exatamente
o que é um método? Essas questões requerem reflexões teóricas em uma
linguagem clara e direta, sem descuidar do rigor necessário. Os bolsistas
Pibidianos fizeram a resenha do livro com o objetivo de analisar e apontar os
aspectos positivos e negativos, emitindo assim sua opinião sobre o assunto.
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