Blogger news

domingo, 2 de junho de 2013

Coisas que todo professor de Português precisa saber.

O livro tem um objetivo bem simples: analisar gramáticas normativas e livros teóricos sobre o ensino de português e de gramática para detectar o que ainda precisa ser dito aos professores de português de forma clara e direta, a fim de diminuir essa distância. Inevitavelmente,  o livro rumou para a leitura e para a escrita pela simples razão de a língua só ter sua existência materializada por meio de textos. Fazer os estudantes estudarem gramática sem levar em consideração o papel que as estruturas gramaticais têm no uso da língua, que toma a forma de textos falados e escritos, é contra intuitivo.
Coisas que todo professor de português precisa saber traz cinco questões teóricas essenciais para a prática pedagógica, sobre as quais todo professor de português precisa refletir:
(1) o que é ensinar;
(2) o que é método de ensino;
(3) o que é língua;
(4) o que é saber português;
(5) a razão pela qual se ensina português para brasileiros.
Essa discussão sobre teorias da aprendizagem e de ensino nos leva naturalmente a apresentar um conceito operacional muito importante para o ensino: método. Todo professor já ouviu falar em método de ensino. Mas será que ele sabe exatamente o que é um método? Essas questões requerem reflexões teóricas em uma linguagem clara e direta, sem descuidar do rigor necessário. Os bolsistas Pibidianos fizeram a resenha do livro com o objetivo de analisar e apontar os aspectos positivos e negativos, emitindo assim sua opinião sobre o assunto.

Nenhum comentário: