Blogger news

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DIFERENÇAS ENTRE CARICATURA, CHARGES E CARTUM

Caricatura: vem da palavra caricare, de origem italiana, que significacarregar - no sentido de aumentar algo em proporção. É um desenho de uma pessoa ou personalidade, que enfatiza as características pessoais de uma forma bem humorada, dando evidência para detalhes da fisionomia, gestos, vícios e hábitos particulares.

• Charge: vem da palavra francesa charger que significa carga - no sentido de exagerar nos traços do caráter de alguém ou de algo para provocar humor e reflexão. É um estilo de ilustração que satiriza, por meio da caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Muito utilizadas em críticas políticas ou de situações do cotidiano atual.

• Cartoon: tem sua origem da palavra italiana cartone (cartão, no sentido de pedaço de papel). Chamado também de cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, que retrata de uma forma sintetizada, algo que envolve o dia-dia de uma sociedade, muito ligado à ações de comportamento, por exemplo. Geralmente, os temas do cartoon são atemporal e universal, pois não retrata, necessariamente, fatos ou acontecimentos da atualidade. Outra curiosidade é que esse termo também se refere a coletânea de séries de desenho animado e curtas-metragens audiovisuais produzidos originalmente pelo Cartoon Network Studios em parceria com a produtora Hanna-Barbera.

Nenhum comentário: