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terça-feira, 29 de junho de 2010

Parâmetros curriculares Nacionais

Apresentação

O Ensino Médio no Brasil está mudando. A consolidação do Estado democrático, as novas

tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a
escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões
fundamentais da cidadania e do trabalho.
Partindo de princípios definidos na LDB, o Ministério da Educação, num trabalho
conjunto com educadores de todo o País, chegou a um novo perfil para o currículo, apoiado
em competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta. Tínhamos um
ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Ao
contrário disso, buscamos dar significado ao conhecimento escolar, mediante a
contextualização; evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade; e
incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender.
Estes Parâmetros cumprem o duplo papel de difundir os princípios da reforma curricular e
orientar o professor, na busca de novas abordagens e metodologias. Ao distribuí-los, temos a
certeza de contar com a capacidade de nossos mestres e com o seu empenho no
aperfeiçoamento da prática educativa. Por isso, entendemos sua construção como um
processo contínuo: não só desejamos que influenciem positivamente a prática do professor,
como esperamos poder, com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos,
revê-los e aperfeiçoá-los.


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