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quarta-feira, 10 de julho de 2013

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/UERN:

PROCESSO SELETIVO ALUNOS BOLSISTAS  
 FORMULÁRIO Nº 03

RESULTADO POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

SUBPROJETO Ler para retextualizar: interagindo com as linguagens

NOME
MÉDIA FINAL
SITUAÇÃO
Maria Daiane Peixoto
10,0
CLASSIFICADA
Cristiane Lins da Silva
10,0
CLASSIFICADA
José Adalberto Silva Pereira
10,0
CLASSIFICADO
Francisco Clébison C. Lopes
10,0
CLASSIFICADO
Josinaldo Pereira de Paula
10,0
CADASTRO RESERVA
Sebastiana Rafaela Silva Pinto
8,0
CADASTRO RESERVA
Írio José do N. Germano Júnior
7,0
CADASTRO RESERVA
Natalina Neta de Oliveira
7,0
CADASTRO RESERVA
Maria Suiane Fialho de Lima
7,0
CADASTRO RESERVA
Olanio Bruno Barreto Lima
7,0
DESCLASSIFICADO
Maria da Glória Pessoa da Silva
7,0
DESCLASSIFICADA
José Max Santana
7,0
DESCLASSIFICADO
Maria São Miguel Alves Franco
7,0
DESCLASSIFICADA
Analice Martins Pinheiro
7,0
DESCLASSIFICADA
Edcarla Rayssa Aires da Silva
7,0
DESCLASSIFICADA
Carla Daniele da Costa Pereira.
0,0
DESCLASSIFICADA


Pau dos Ferros, 08 de julho de 2013

BANCA EXAMINADORA

Profa. Maria de Fátima de Carvalho Dantas (Presidente)


Prof. Wellington Vieira Mendes (1º Examinador)

Profa. Edmar Peixoto de Lima (2º Examinador)

_________________________________________

Coordenadora Institucional

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Stand do Salão Pedagógico do PIBID Letras/Português do DLV/CAMEAM/UERN - Mossoró 19 a 21/06/2013

Foto: EXPOSIÇÃO DO ESTANDE DO PIBID/LETRAS/PORTUGUÊS/CAMEAM EM EVENTO EM MOSSORÓ. NESSE MOMENTO CRISTIANE MENDES AVALIA O NOSSO TRABALHO PARTILHADO COM OUTROS PIBID DE ÁREAS DIVERSAS.

PORTIFÓLIOS CONTENDO ATIVIDADES FORMATIVAS DOS PIBIDIANOS LETRAS/PORTUGUÊS DO DLV/CAMEAM/UERN

Foto: EXPOSIÇÃO EM ENCONTRO DO PIBID EM MOSSORÓ
LETRAS/PORTUGUÊS/CAMEAM


Brasão UERN

PIBID

Programa abre edital para bolsas de iniciação docente

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) abriu o processo de inscrição e seleção de alunos dos Cursos de Licenciatura para preenchimento de vagas remanescentes e formação de cadastro de reserva do Programa de Iniciação a Docência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBID/UERN).
Foram abertas vagas em Ciências Biológicas (Campus Central), Ciências Sociais (CampusCentral), Educação Física (Campus Central), Filosofia (Campus de Caicó), Física (CampusCentral), Geografia (Campus Central), História (Campus de Assu), Letras: Espanhol (Campus Central), Letras: Português (Campus Central e Campus de Pau dos Ferros), Matemática (Campus Central), Pedagogia (Campus Central e Campus de Patu) e Química (Campus Central).
O PIBID é um programa que visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Para isso, são concedidas bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Veja o edital AQUI
Profa. Maria de Fátima de Carvalho Dantas  
Coordenadora do Subprojeto PIBID - Letras/Português - DLV/CAMEAM/UERN
fatimacdantas@brisanet.com.br

segunda-feira, 24 de junho de 2013

01/06/2013 06h08 - Atualizado em 02/06/2013 22h07

Novas tecnologias já estão mudando radicalmente o 


ambiente escolar


De acordo com especialistas, é necessário repensar a estrutura da escola e os modelos pedagógicos para acompanhar os novos tempos

Tablets, lousas interativas, aplicativos desenvolvidos especialmente para educação... A tecnologia chegou para ficar nas salas de aula e exige que a escola e os professores se adaptem aos novos tempos. Para o professor José Moran, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, apesar de tantas possibilidades, a educação ainda se encontra em uma fase de transição complicada.
Professor Jose Moran USP 2 (Foto: Divulgação)Professor José Moran (Foto: Divulgação)
“Já não aceitamos o modelo industrial (embora mantenhamos muitas de suas estruturas organizacionais e mentais), mas também percebemos que não participamos plenamente da sociedade do conhecimento; só incorporamos alguns dos seus valores e expectativas. A implantação das tecnologias nas escolas segue, em geral, três etapas. Na primeira, elas são utilizadas para melhorar os processos consolidados, automatizando-os, digitalizando documentos e com isso otimizando o desempenho e os custos. Na segunda etapa, a escola insere parcialmente as tecnologias no projeto educacional. Abre laboratórios conectados à Internet, cria uma página para divulgar sua proposta, seus cursos e alguns aplicativos de pesquisa e comunicação. Na terceira, que começa atualmente, com os avanços da banda larga e da mobilidade, as escolas estão repensando seu projeto pedagógico, seu plano estratégico e introduzem mudanças significativas como a flexibilização parcial do currículo, com atividades online combinadas com as presenciais. Essa nova escola se tornará mais visível nos próximos anos, com a chegada da geração digital à vida profissional”, explica.
A pesquisa TIC Educação 2012, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), traça um panorama do uso das tecnologias no ambiente escolar brasileiro e mostra na prática que realmente ainda temos que avançar. A amostra da pesquisa foi composta por 856 escolas públicas e privadas do Brasil, selecionadas a partir do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) 2011. Foram entrevistados professores de Português e Matemática, alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e diretores. A pesquisa revela que cresce a presença de computadores portáteis nas escolas públicas, mas a velocidade ainda se mostra como uma limitação importante. O número de equipamentos disponíveis por aluno também é outro fator limitante para o uso efetivo do computador  e da Internet nas atividades escolares.
Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br (Foto: Divulgação)
Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br
(Foto: Divulgação)
“Observamos um crescimento da infraestrutura, mas ainda está longe do ideal, principalmente na escola pública. A política do Governo Federal de ter um computador por aluno é importante, porém, precisamos de mais iniciativas. Capacitar o professor também é outro grande desafio. Cerca de 99% dos professores são usuários de Internet e muito têm computador em casa, mas na escola é o lugar onde eles menos usam tecnologia. O aluno  já chega na sala de aula sabendo mais do que o professor”, ressalta Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), ligado ao CGI.br.
Para o professor Moran, nessa nova era educacional já não cabem a acomodação e os roteiros prontos. “Temos muitos professores que preferem receber tudo pré-formatado e não ter que planejar nem preparar detalhadamente cada aula e atividade. Isso explica o sucesso dos sistemas de ensino que oferecem aulas prontas sobre todas as matérias da Educação Básica. Os programas de formação continuada são importantes, primeiro no domínio técnico, depois no domínio pedagógico, nas aplicações possíveis dentro das metodologias escolhidas por cada escola e por cada profissional. Os programas de capacitação não podem ser ocasionais, mas continuados, com certificação", destaca.
De acordo com a pesquisa TIC Educação 2012, é maior a presença de computador e Internet nos domicílios dos alunos. Entre os alunos das escolas públicas, 62% possuem computador em casa. Houve também crescimento dos alunos que fazem uso da Internet pelo celular (44% entre alunos do ensino público e 54% no ensino privado). É igualmente crescente a proporção de alunos que declaram ter aprendido a usar o computador e/ou a Internet sozinhos. Pela primeira vez, desde 2010, a forma de aprendizado mais citada foi “aprendeu sozinho”. Mas, será que a tecnologia não deixa o estudante disperso? Isso depende de como ela será utilizada, explica Moran.
“A inserção no mundo das tecnologias conectadas é um caminho importante para preparar as pessoas para o mundo atual, para uma sociedade complexa, que exige domínio das linguagens e recursos digitais. Em educação não podemos esperar que todos os outros problemas sejam equacionados, para só depois ingressar nas redes. O uso coerente das tecnologias atuais contribui para facilitar e ampliar as formas de pesquisar, comunicar-se e divulgar os resultados, mas também há problemas como dispersão, superficialidade e acesso prematuro a conteúdos violentos e inadequados. O ideal é que estas tecnologias Web 2.0 – gratuitas, colaborativas e fáceis – façam parte do projeto pedagógico da instituição para serem incorporadas como parte integrante da proposta de cada série, curso ou área de conhecimento. Quanto mais a instituição incentiva o trabalho com atividades colaborativas, pesquisas, projetos, mais elas se tornarão importantes”, diz o professor.

Moran destaca alguns programas e aplicativos que podem tornar o aprendizado mais interessante:

“Os aplicativos mais interessantes que conheço ajudam no aprendizado de línguas. Cursos inteiros podem ser acompanhados por podcast ou vídeos, com testes adequados e ambientes de colaboração como os que acontecem em redes sociais. Gosto, por exemplo, doLearnEnglish do British Council com histórias em capítulos, jogos, desafios e integração com Facebook e Twitter. Outro semelhante é o ESLPod com histórias do cotidiano e explicações das principais expressões em ritmos diferentes. Tem aplicativos como o Stitcherque organiza os programas de rádio e podcast por temas e línguas e são extremamente variados e atualizados e podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar. O My Class Schedule é um aplicativo para que o estudante organize horários de estudo, notas e todas as informações do seu curso. A tendência é a de termos muitas mais soluções para todas as nossas necessidades. O que nunca pode faltar é a vontade e o gosto por aprender”, ressalta.
No futuro, Alexandre Barbosa acredita que a tecnologia vai mudar o papel da escola e do professor.
“A construção do conhecimento será coletiva. A escola precisa repensar seu espaço e o professor também, pois, cada vez mais, seu papel é de mediador. Os projetos pedagógicos nasceram quando existia somente o quadro negro e o giz. Acho que as novas tecnologias vão transformar radicalmente a escola, e estamos só no começo dessa revolução”, completa o gerente do CETIC.br.

sábado, 15 de junho de 2013

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS DO SALÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO/PEDAGÓGICOS DO PIBID/UERN – de 19 a 21/06/2013


Ø  Das 18 h às 19 h e 30 minutos → Visita aos stands
Ø  Das 19 h às 20 h e 30 minutos → Apresentação do Livro PIBID/UERN
Ø  Das 20 h e 30 minutos às 22 h → Apresentação sociocultural de salões inscritos na programação sociocultural

Abertura da noite sociocultural → Profa Maria de Fátima de Carvalho Dantas – DLV/CAMEAM/UERN;
01 Apresentação da peça teatral → La gitanilla
Responsável: Profa Solange – PIBID Letras/Espanhol – Mossoró;
02 Apresentação Dança coreografada → Garota de Ipanema
Responsável: Profa. Maria de Fátima de Carvalho Dantas - PIBID Letras/Português – DLV/CAMEAM/UERN;
03 Apresentação da peça infantil → A bruxinha que era boa
Responsável: Profa Débora Maria do Nascimento – PIBID DE/ CAMEAM/UERN
04 Recital – Sarau viniciano
Responsável: Profa. Maria de Fátima de Carvalho Dantas - PIBID Letras/Português – DLV/CAMEAM/UERN;
05 Apresentação da peça infantil → Uma viagem – destino: contação de história
Responsável: Profa. Antônia Sueli da Silva Gomes Timóteo – PIBID DE/PATU/UERN
06 Apresentação da peça teatral → Procura-se uma rosa
Responsável: Profa. Maria de Fátima de Carvalho Dantas - PIBID Letras/Português – DLV/CAMEAM/UERN;
07 Apresentação do repente: Preserve o meio ambiente
Responsável: Profa. Antônia Sueli da Silva Gomes Timóteo – PIBID DE/PATU/UERN
08 Apresentação do coral A rosa de Hiroshima
Responsável: Profa. Maria de Fátima de Carvalho Dantas - PIBID Letras/Português – DLV/CAMEAM/UERN;




Pau dos Ferros, 14/06/2013
Profa. MFCDantas
PIBID - DLV/CAMEAM/UERN

II ENCONTRO DO PIBID/UERN

Programação

DATA
ATIVIDADE
HORA
LOCAL
19/06
Abertura Oficial
18h30 - 19h30
Auditório da Faculdade de Filosofia
Conferência de Abertura:
Política de Formação e de Trabalho Docente no Brasil
Profª Drª Nilza Cury (UFPI)
19h30 - 21h
Confraternização com “arraiá junino”
21h - 22h
20/06
Comunicações Orais
8h - 11h30
13h30 - 17h
FE FALA FAEF
Salão  de Materiais Didático-pedagógicos
17h30 - 22h
Ginásio de Esporte 
Lançamento de Livros
19h
Ginásio de Esportes
21/06
Conferência de Encerramento:
Formação de Professores: modos de intervenção na realida’de escolar e constituição de novos sentidos da docência
Profª Drª Wanda Junqueira de Aguiar (PUC-SP)
Profª Ms Eliana de Souza A. M. Alencar (UFPI)
8h - 9h30
Auditório da Faculdade de Filosofia
Plenária de Encerramento (Avaliação do PIBID UERN)
9h40 - 12h
Auditório da Faculdade de Filosofia

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A ROSA RADIOATIVA

SELEÇÃO PIBID/UERN

SUBPROJETOS

VAGAS REMANESCENTES
CADASTRO RESERVA
Ciências Biológicas (Campus Central)

06
                  06
Ciências Sociais (Campus Central)
07
03
Educação Física (Campus Central)
06
06
Filosofia (Campus de Caicó)
05
05
Física (Campus Central)
04
05
Geografia (Campus Central)
02
08
História (Campus de Assu)
--------
05
Letras: Espanhol (Campus Central)
05
05
Letras: Português (Campus Central)
--------
05
Letras: Português (Campus de Assu)

05
Letras: Português (Campus de Pau dos Ferros)
04
05
Matemática (Campus Central)
01
05

PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO PIBID/UERN

DATA
ATIVIDADE
HORA
LOCAL
19/06
Abertura Oficial
18h30 - 19h30
Auditório da Faculdade de Filosofia
Conferência de Abertura:
Política de Formação e de Trabalho Docente no Brasil
Profª Drª Nilza Cury (UFPI)
19h30 - 21h
Confraternização com “arraiá junino”
21h - 22h
20/06
Comunicações Orais
8h - 11h30
13h30 - 17h
FE FALA FAEF
Salão  de Materiais Didático-pedagógicos
17h30 - 22h
Ginásio de Esporte 
Lançamento de Livros
19h
Ginásio de Esportes
21/06
Conferência de Encerramento:
Formação de Professores: modos de intervenção na realida’de escolar e constituição de novos sentidos da docência
Profª Drª Wanda Junqueira de Aguiar (PUC-SP)
Profª Ms Eliana de Souza A. M. Alencar (UFPI)
8h - 9h30
Auditório da Faculdade de Filosofia
Plenária de Encerramento (Avaliação do PIBID UERN)
9h40 - 12h
Auditório da Faculdade de Filosofia