Blogger news

domingo, 22 de agosto de 2010

Difundir o uso da biblioteca dentro e fora da escola

PRATELEIRAS ALHEIAS A biblioteca escolar deve ser o ponto de partida para outras estações de pesquisa, como a livraria. Foto: João Marcos Rosa


Mesmo que o acervo seja amplo, o docente precisa ter a consciência de que atividades que extrapolem a leitura e análise das obras enriquecem o trabalho com a turma e não podem ser esquecidas. Trazer um escritor para ler em voz alta alguma obra de autoria própria já vista pelos alunos ou chamar um nutricionista que fale sobre a alimentação saudável, finalizando uma pesquisa guiada nas aulas de Ciências, são formas criativas de agregar novas e diferentes informações aos temas curriculares.

Essa ampliação do alcance da biblioteca pode também funcionar no sentido oposto, cruzando os muros das unidades de ensino. Perrotti diz que é essencial ampliar os conhecimentos acessados e incentivar nos estudantes a vontade de procurar novas fontes de dados. Por isso, o professor deve pensar em outras estações, tais como unidades públicas, museus e casas de cultura, que possam complementar ou mesmo mostrar visões inovadoras dos assuntos pesquisados (saiba quantas cidades contam com bibliotecas no quadro da página seguinte). "A partir do que se aprendeu na escola, surgem novas perguntas a serem respondidas em outros espaços que possibilitem diferentes tipos de interação. Isso é importante não só do ponto de vista da informação mas também da formação, pois é frequentando esses locais que o aluno incorpora o hábito de procurar o que deseja."


Materia retirada do site:
http:// revistaescola.abril.com.br

Nenhum comentário: